Ferramentas para Automação Industrial

O sucesso de uma empresa passa pelo êxito de cada processo realizado, caminho este que muitas vezes é feito com o auxílio de ferramentas automatizadas. É importante, então, conhecer um pouco mais sobre as mais utilizadas ferramentas dentro da Automação Industrial.

Robôs: conhecidos como um dos mecanismos mais comuns da Automação Industrial, os robôs são muito úteis para realizar tarefas pesadas ou aquelas que exigem força desnecessária por parte dos humanos. Diferentes modelos e aplicações podem ser encontrados com facilidade no mercado.

Supervisório: também conhecido como SCADA (Sistema Supervisório de Aquisição e Desenvolvimento de Dados), este sistema controla e supervisiona a produção no campo da automação industrial. Na prática, utiliza-se de equipamentos de monitoramento por meio de computadores programáveis para estabelecer o monitoramento das plantas industriais.

ILC: Este sistema corresponde ao Controle Lógico Programável (CLP) e, desta forma, é fundamental para o gerenciamento dos processos industriais e para o controle exato das operações. Está sempre ligado à realização de ações em tempo real — tais como o ajuste de parâmetros, tarefas manuais, tempos de espera e saída de produtos — de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana.

Historiadores: este é um programa usado para processamento de dados

Os historiadores ajudam a arquivar e a plotar gráficos que ajudam na análise de dados, redução de custos, melhoria da eficiência e aumento da qualidade dos produtos.

O texto acima "Ferramentas para Automação Industrial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.